terça-feira, 3 de maio de 2011

Aproximando o mundo escolar e a agricultura urbana

O Mapeamento da Agricultura Urbana e Educação Alimentar, feito pelo Consea-Rio, apontou que existe uma grande riqueza de açoes no município.
Percebeu-se uma oportunidade de aproximar o mundo escolar e a agricultura urbana, para que crianças e jovens possam conhecer a origem dos alimentos que consomem e compreender o ciclo da alimentação.

Como desdobramento do mapeamento, foi formado o Grupo de Trabalho em Agricultura Urbana e Educaçao  e foram propostas, para o 1º Semestre de 2011, um conjunto de cinco oficinas, cada uma realizada num diferente local:
 – Compostagem (fev)
 – Hortas e Educação - as hortas escolares no Município do Rio de Janeiro (mar)
 – Alimentação Escolar, Educação Alimentar e Consumo Consciente (abr)
 – Agricultura Urbana (mai)
 – Políticas públicas (jun)

As oficinas têm o objetivo de  favorecer a troca de experiências, incentivar a articulação destas experiências de agricultura entre si e com as escolas, identificar os pontos fortes e os gargalos das iniciativas existentes.
Na 5ª oficina, vamos sistematizar os aprendizados das oficinas anteriores, indicando os pontos fortes, oportunidades  e os gargalos existentes e identificando propostas de ações e políticas públicas que possam fortalecer e multiplicar estas iniciativas. Destas oficinas serão tiradas propostas propostas para o trabalho do GT no 2º Semestre e também propostas para serem encaminhadas à III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá 27 e 28 de julho de 2011 http://consea-rio.blogspot.com/2011/04/decreto-da-3-comsan-rio.html, Este ano também haverá a IV Conferência Nacional de segurança alimentar e nutricional http://consea-rio.blogspot.com/2011_02_01_archive.html .  

Até o momento, foram realizadas três oficinas:
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o Grupo de Trabalho, clicar em:

Proposta para o Grupo de Trabalho (jan/2011) –Proposta para constituição do Grupo de Trabalho, inlcuindo Objetivos, Proposta para as oficinas, Convidados para o GT
1ª Reunião do Grupo de Trabalho (jan/2011) – Apresentação e discussão da proposta para o GT, apresentação dos participantes.
2ª Reunião do Grupo de Trabalho (fev/2011) – Apresentação das experiências que compõem o grupo de trabalho e das propostas de trabalho para o 1º semestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário